Raphael Ferreira

Artista autoproclamado com formação acadêmica em Comunicação Social e especialização em Produção e Crítica Cultural, Raphael Ferreira utiliza do cruzamento de linguagens da arte com outros campos do saber, a fim de abordar possibilidades criativas de forma a questionar verdades absolutas.

 

Brasileiro, de 1984, natural de Montes Claros/MG muda-se para Belo Horizonte ainda com um ano de idade, cidade onde vive e trabalha. Teve seus primeiros contatos com universo artístico em família, nos ateliês de pintura de seu tio Sérgio Ferreira e de seu pai Tako Ferreira, ambos artistas autodidatas. Começou a desenvolver seus primeiros trabalhos autorais em composições musicais e posteriormente nas artes visuais.

 

Durante o período de graduação na faculdade de Comunicação Social iniciou sua pesquisa independente em fotografia. Fez experimentos com sobreposições de imagens em processos de revelação analógico e mais tarde transpôs a técnica para o meio digital, que se tornou cada vez mais presente em suas produções.

 

A fotografia é um elemento recorrente nas obras do artista que busca capturar o cotidiano ora como um fotojornalista, ora como um colecionador de cores e formas. Assim também são as palavras e sons, elementos da linguagem que seja no formato canção ou nas demais possibilidades de expressão são utilizados à revelia pelo artista. A partir de seu acervo capturado, apropriado ou sintetizado Raphael Ferreira realiza suas intervenções com um enfoque crítico das realidades sociais em que vivemos.

Currículo